Primeiro Encontro de Diabetes e Hipertensão de 2012 acontece em Lorena
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012No dia 04 de fevereiro de 2011, acontecia o primeiro encontro do grupo de hipertensos e diabéticos na UBS – Unidade Básica de Saúde do bairro da Cruz, em guia Lorena. Em 2012, esta é a primeira reunião realizada pela equipe de profissionais da unidade básica de saúde do bairro da Cruz.
Nessas reuniões periódicas são apresentados e discutidos temas, alguns sugeridos pela população tais como: conhecimento sobre as patologias, alimentação, medicação, exercícios físicos, complicações, etc. Após aferirem a glicemia e pressão arterial, é servido um café da manhã com baguete recheada light, café e suco com adoçante para o desjejum dos pacientes.
Saiba mais
A Diabetes Mellitus é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas. Estudos apontam que de 10 a 15% da população adulta é hipertensa, porém, por ser silenciosa, a maioria desconhece o problema, sendo mais elevada entre os obesos 20 a 40%, diabéticos 30 a 60%, negros 20 a 30% e idosos 30 a 50%.
No final dos anos 80, a prevalência da Diabetes Mellitus na população adulta no Brasil foi estimada em 7,6%. Dados mais recentes apontam para uma taxa alarmante de 12,1%, ou seja, mais de oito milhões de brasileiros adultos são portadores de Diabetes tipo dois, a mais comum na população acima dos 30 anos.
Devido ao Diabetes também ser uma das causas da hipertensão e também ao grande impacto que essas duas doenças causam na saúde pública, seja devido à perda da produtividade ou ao grande número de internações hospitalares devido às complicações tais como: Acidente Vascular Cerebral (AVC, conhecido por derrame cerebral), infartos, problemas renais diversos levando até a hemodiálise, cegueira e amputações de membros, entre outras complicações, essas duas doenças tem sido combatida pelo Ministério da Saúde através de programas como o HIPERDIA.
Outra maneira de diminuir os impactos maléficos para a população é controlando a pressão e os índices de glicemia, bem como levando informações para essas pessoas viverem melhor.
Os encontros acontecem na primeira sexta-feira de cada mês às 7h da manhã. A próxima reunião acontece no mês de março na UBS- Unidade Básica de Saúde do bairro da Cruz.
Fonte: Prefeitura de Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Fanfarra de Lorena vence Confaban em Resende
- Prefeitura de Lorena realizou reunião com representantes da CDHU
- Conhecendo o Commam – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena
- Zico participa de amistoso social esta noite (08) em Lorena
- Alunos de Escola Municipal de Lorena criam Guia Virtual do Corpo Humano