O SAMU será implantado em Março em Lorena
quinta-feira, 1 de março de 2012Uma base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) começará a funcionar na cidade Lorena na primeira quinzena de março. Para preparar os profissionais que irão trabalhar na ambulância, uma equipe especializada enviada pelo Ministério da Saúde ministrou um curso de suporte básico de vida.
Esse treinamento é obrigatório para todos que irão trabalhar no SAMU, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas.
Esse serviço não é municipal e sim regional, por isso depois de instalada a base em Lorena quando os moradores discarem 192 a ligação irá para um atendente de Guaratinguetá que fará uma triagem para analisar o que será necessário em cada caso.
Um médico regulador definirá se é preciso uma unidade de suporte básico, com um técnico de enfermagem e um condutor, que é o caso da de Lorena. Ou então, uma ambulância de suporte avançado, que vem um médico, um enfermeiro e um condutor.
O serviço será muito mais ágil com a implantação de uma unidade na cidade, pois com o contato vindo de Guaratinguetá prontamente a ambulância do SAMU irá até o local do atendimento.
Os trabalhos realizados pelo Corpo de Bombeiros continuam sendo realizados, o SAMU realiza um trabalho clínico “O trabalho é bem dividido, o Bombeiro faz o resgate e remoção da vítima e o SAMU a estabilização e atendimento clínico”, disse André de Barros, responsável pela implantação do SAMU.
Fonte: Prefeitura de Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Alunos de escolas municipais representam Lorena em festival de dança em Paraty
- Lorena: Ruas do Jardim dos Ipês recebem nomes e as casas, novos números
- Alunos de Escola Municipal de Lorena criam Guia Virtual do Corpo Humano
- Prefeitura de Lorena obtém melhor qualidade e economia na merenda escolar
- Lorena dá prosseguimento ao diálogo com governo estadual