Restos de materiais de construção terão local de coleta em Lorena
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011Hábito comum em Encontra Lorena, a contratação de um “carroceiro” para recolher os resíduos provenientes de uma pequena reforma em uma residência, facilita o dia a dia do munícipe. Porém, o problema surge depois que os restos de construção são retirados, pois dependendo do local onde serão depositados, podem se tornar um problema ao Meio Ambiente.
Visando solucionar essa questão, adotando práticas sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR) está implantando o projeto chamado ECOPONTO. Trata-se de locais devidamente selecionados nos bairros do município, onde serão depositados os resíduos de construção civil em containers. O material coletado será usado posteriormente no nivelamento de terrenos, chamado de terraplanagem. A ação contribui também no combate a dengue.
O bairro Vila Brito já possui o seu ECOPONTO, e na última quarta-feira, 30/11, a professora e bióloga, Célia Maria, da Semear, participou de um evento na Escola Municipal Geraldo Alckmin, onde falou sobre a implantação do projeto no local e distribuiu um material explicativo aos presentes.
ECOPONTO
Ecoponto é um local devidamente licenciado onde se pretende receber pequenos volumes de resíduos de construção civil, geralmente coletados por carroceiros, na área urbana do município.
A proposta da SEMEAR é providenciar áreas disponíveis no perímetro urbano para que os carroceiros levem estes resíduos e lá os descartem; posteriormente haverá a separação destes materiais e o que for reaproveitado será encaminhado para a cooperativa de catadores de lixo de Lorena e o restante para a área de transbordo existente no bairro Novo Horizonte, de propriedade da Prefeitura Municipal de Lorena.
Nesta área haverá horário pré-determinado para seu funcionamento; não haverá aterramento de resíduos nestas áreas, apenas haverá o descarte destes resíduos e posteriormente a remoção para o destino adequado.
A implantação de um ecoponto é de grande importância, pois evitará a disposição inadequada dos resíduos.
Fonte: Prefeitura de Lorena