Atração cultural na praça do Centro de Lorena traz alegria e conscientização
segunda-feira, 20 de maio de 2013Foi no Centro da cidade de Lorena que os Bichos do Brasil fizeram crianças e adultos pararem por cerca de 50 minutos, na praça, neste sábado (18). Recursos plásticos, sonoros e de coreografia formaram o espetáculo cultural, apresentado pelo grupo Pia Fraus, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura de Lorena e Secretaria de Estado da Cultura do Estado de SP, no projeto Circuito Cultural Paulista.
A riqueza da fauna, cores e sons brasileiros ajudaram a passar ao público, de forma lúdica, a necessidade de a sociedade cuidar da natureza e do meio ambiente. Também uma maneira de manter os bichos presentes no imaginário de todos, pois são inspiração de diversos mitos populares.
A mensagem foi passada para um público diversificado. Muita gente sentou-se no chão, subiu nas muretas da praça, ficou atrás da área da apresentação, para conferir os detalhes.
Com desenvoltura, rapidez e precisão, os três atores trocavam de figurino, de expressão, de dança e, claro, de bicho que representavam e apresentavam aos presentes.
A cada música na cidade de Lorena – frevo, maracatu, samba – uma mensagem, uma dança, um bicho…e muitas palmas.
Bonecos gigantes ajudaram a compor o cenário e a chamar a atenção. No meio da praça central da cidade, os bichos eram a principal atração.
O espetáculo Bichos do Brasil, criado em 2002, já passou por mais de 10 países e viajou o Brasil inteiro, em um total de mais de mil apresentações.
O projeto que trouxe o grupo para Lorena ainda vai garantir à população muitos espetáculos durante o ano. Teatro, dança, música e circo vão proporcionar muita cultura e conhecimento para Lorena nos meses de junho, agosto, setembro, outubro e novembro, completando a programação do Circuito Cultural Paulista em 2013. As apresentações são sempre gratuitas, abertas a todos.
Mudanças. A performance deste sábado ocorreu simultaneamente ao fechamento da rua Dr. Rodrigues de Azevedo, também chamada de rua Principal. Apenas ciclistas e pedestres puderam circular, garantindo mais conforto a todos.
Com tais iniciativas – humanização do trânsito e opção cultural – a intenção é fazer do Centro de Lorena uma região mais atrativa para toda a população.
Fonte: Prefeitura Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Lorena: Refis concede descontos de até 100% para dívidas com municipalidade
- Policial militar é assassinado com dois tiros em Lorena
- Lorena deve gastar R$ 1,7 milhão para combater avanço da criminalidade
- Sabesp abre concurso para aprendiz em Lorena
- Lorena: Janeiro Recreativo no CSU terá festival de futebol de botão e pipas e outras atividades