Alunos da Rede Municipal de Ensino de Lorena realizam visita a Exposição Indígena
sexta-feira, 20 de abril de 2012Em comemoração ao dia do Índio, a Casa da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realiza trabalho voltado à sensibilização indígena, por meio da “Caravana Mekukradjá – Literatura Indígena em Momento”.
Durante a abertura da visita estiveram presentes o Presidente da Câmara Élcio Vieira Junior, Vereador Marcelo Alvarenga, Secretário da Educação Professor Elcio Vieira, Secretário Adjunto Douglas Macedo, Secretário da Cultura e Turismo Caio de Andrade, Secretário Adjunto Adriano Fernandes, Secretária Adjunta Patrícia Vezzaro, Assessor da Cultura e Turismo Mauro Vilela e ainda cerca de 250 da Rede Municipal de Ensino.
Confira as Unidades Escolares visitantes:
• EM “Governador Mário Covas”
• EM “Professora Hermínia Figueira de Azevedo Almeida”
• EM “Professor Francisco Prudente de Aquino”
• EM “Professor Climério Galvão César”
• EM “Professor Ruy Brasil Pereira”
• EM “Santa Edwiges”
• EM “Vovó Fiuta”
Durante o evento os alunos e todos os presentes puderam conhecer um pouco da história por meio da exposição fotográfica “Curumim Guará – Contação de Histórias Indígenas”, apetrechos utilizados nas tribos, receberam pinturas faciais e ainda conversaram com os índios: Roní Wasiry Guará e Uziel Guainê (Povo Maraguá – Baixa Amazônia), Cristiano Wapichara (Povo Wapichara – Roraima) e Daniel Munduruku (Povo Munduruku – Pará). A decoração temática da exposição foi realizada em parceria com a empresa “Só gramas”.
O objetivo do evento é mostrar para as crianças que o índio é valorizado, a importância da comemoração de seu dia e seu relacionamento perante a sociedade, sendo que qualquer pessoa pode obter descendência indígena.
A ideia é trabalhar a sensibilização desse povo indígena que as crianças conhecem em livros, mas não tem tanto contato com a questão do índio no Brasil.
Por diversas vezes falamos em índio e já pensamos naquele perfil de índio antigo de tanga. Sendo que hoje não é mais dessa forma, tem a questão de o índio viver da natureza, estar integrado a nossa rede social, usando o computador, tornando-se até mesmo escritor, como ocorreu na Academia de Letras de Lorena, que possuí em uma de suas cadeiras o índio Daniel Munduruku.
Demonstrando como que a questão indígena está inserida em nossa sociedade e que esse fato não está distante pelo contrário é algo em que temos muito contato.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Alunos de escolas municipais representam Lorena em festival de dança em Paraty
- Lorena não terá festividades de Carnaval em 2013
- Prefeitura de Lorena abre concurso para contratação de agentes comunitários de saúde
- Lorena: Refis concede descontos de até 100% para dívidas com municipalidade
- Internos da Fundação Casa de Lorena votaram durante eleições