Funcionários da Secretaria de Saúde de Lorena recebem treinamento da EMTU
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013As pessoas com deficiência física têm o direito de utilizar o transporte público gratuitamente e, para assegurar esse direito e otimizar o processo dos cadastros, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A, realizou na última quinta-feira (7), um treinamento com representantes da Secretaria de Saúde de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Com a criação da nova Região Metropolitana, que foi instituída em janeiro de 2012, passou a ser de responsabilidade da EMTU o gerenciamento sobre os transportes. Antes de a empresa assumir, o processo era mais demorado e burocrático.
Segundo a Coordenadora do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, Sidneia dos Santos, agora, o modelo de atendimento mudou, a Secretaria de Saúde que encaminha toda a documentação para a EMTU, que agiliza todo o processo e ainda, emite a carteirinha que permite a isenção tarifária.
De outubro a dezembro do ano passado foram visitados os 39 município que integram a região Metropolitana. “Nós conhecemos a região, visitamos cada município e firmamos parcerias locais, o seminário realizado aqui em Lorena, foi com a equipe cadastrada. Esse é o terceiro seminário que temos feito na região, há representantes de 13 municípios, todos participando, mostrando o compromisso da região voltada a garantir esse direito à pessoa com deficiência muito positivo. Sanamos todas as dúvidas referentes ao processo de encaminhamento das informações para a EMTU” contou Sidneia dos Santos.
“Com a EMTU o nosso trabalho ficará mais fácil” exclamou a Assistente social da Secretaria da Saúde na cidade de Lorena, Rita Ribeiro, referindo-se a facilidade de operar o sistema para de envio de informações, que é informatizado.
Cada equipe retornará ao município e vai começar os agendamentos para que a EMTU certificar a documentação e enviar a carteirinha.
As pessoas com deficiência podem assegurar esse direito, solicitando um atestado médico, com o diagnóstico da deficiência, apresentá-lo no setor de Assistência Social da Secretaria de Saúde, no Centro de Lorena, e o pedido será encaminhado à EMTU.
O objetivo é que no mês de março seja iniciada a emissão de credenciais para as pessoas da região.
Fonte: Prefeitura Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Prefeitura de Lorena realiza limpeza no São Roque
- Prefeitura de Lorena repassa recursos para Entidades Filantrópicas
- Programação oficial das escolinhas de futebol em Lorena começa hoje
- Chá Solidário vai arrecadar recursos para obras sociais de Lorena
- Prefeitura de Lorena finaliza trabalho de limpeza da cidade