Lorena doa 76 bolsas de sangue para hemonúcleo de Taubaté
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL-ENCONTRA LORENA) e Clube Comercial de Lorena (CCL), coletou 76 bolsas de sangue no mês de fevereiro. O objetivo da atividade é atender as necessidades do Hemonúcleo de Taubaté, entidade responsável pela manutenção da oferta de sangue e hemoderivados para os municípios da região.
Foram dois dias de arrecadações. O primeiro aconteceu na sede da UNISAL-Lorena, dia 09/02, chegando à marca de 43 bolsas. O segundo, no CCL, dia 15/02, atingindo 33 doações. Segundo informações, cada bolsa pode salvar até quatro pessoas, portanto o sangue doado pelos munícipes poderá auxiliar no tratamento de até 304 pessoas, lorenenses ou moradores de cidades próximas.
Para o educador de saúde, David Quadros, a ação realizada é de sumo interesse, sendo esta uma época do ano na qual a ocorrência de acidentes de trânsito é elevada. “A doação de sangue, nessa época de carnaval é muito importante, pois os acidentes, em especial de trânsito, se intensificam e ocorre também uma redução do fluxo de doadores, gerando uma grande dificuldade para os hemonúcleos no atendimento das necessidades”, enfatizou Quadros.
Maria Auxiliadora Jofre Takano, secretária da Saúde, disponibilizou uma médica para acompanhar em tempo integral as doações a partir deste mês, agradeceu a todos que participaram das campanhas e convidou cada cidadão de Lorena para ser um doador, lembrando que, um dia, qualquer pessoa pode precisar dos serviços do hemonúcleo.
Serviço:
A próxima coleta será realizada no dia 29/02, no Clube Comercial de Lorena, das 8h30 às 11h30.
Requisitos básicos para ser doador de sangue:
– Pesar mais de 50kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 17 e 67 anos (menores devem ser acompanhados pelos pais);
– Não estar em jejum (alimentar-se de forma leve);
– Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12h.
Fonte: Agora Vale