Lorena: Ruas do Jardim dos Ipês recebem nomes e as casas, novos números
segunda-feira, 1 de outubro de 2012As ruas que compõem o Residencial Jardim dos Ipês – formado pelas primeiras cerca de 200 casas entregues em Lorena através do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida – são identificadas, desde a semana passada, por nomes, e não mais por números, como era até então.
De acordo com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Capucho, a medida foi tomada para atender uma solicitação, através de Ofício, da Câmara Municipal, para que a Prefeitura interviesse e tomasse essas providências. Agora, as ruas, que eram identificadas por números, tem nomes de árvores, para não descaracterizar o nome escolhido para o Residencial: Jardim dos Ipês. As casas também receberam nova numeração.
Até então, oficialmente, o endereço dos moradores era apenas o Condomínio Residencial dos Ipês, sem divisão por ruas. “A partir de agora, é possível a entrega de correspondências pelos Correios, a limpeza pública e os moradores podem pedir linhas de telefone para suas casas”, explica Gustavo Capucho, que esteve no Residencial na semana passada, acompanhado de toda a sua equipe da Secretaria de Negócios Jurídicos. O objetivo da visita foi o de entregar os novos números das casas, informar sobre os novos nomes das ruas, sanar as dúvidas dos moradores e também informar sobre as novas linhas de ônibus, que passaram a operar naquela localidade na última sexta-feira, 21 de setembro.
Como as novas linhas de ônibus estão em fase de implantação, pela empresa ABC, de imediato, são cinco horários, ligando o bairro ao centro da cidade. “São dois horários de manhã, um à tarde e mais dois no final do dia”, diz Gustavo Capucho. “Mas a empresa está agora verificando se esses horários estipulados atendem ou não às necessidades dos moradores; e se novas linhas e itinerários serão necessários”, acrescenta.
Para a moradora da avenida Pau-Brasil, Daiane Aparecida de Sousa Nastácio, 30 anos, sua nova casa é uma grande vitória. “Antes, eu morava no Bairro da Cruz, na beira do rio, com meus dois filhos. Agora eu tenho uma casa segura, num lugar gostoso, amplo. É ótimo morar aqui. E as novas linhas de ônibus serão uma bênção para nós”, diz Daiane.
Outra moradora satisfeita com seu novo endereço é a Dona Dely Bertulina Gonçalves. Aos 89 anos, esta humilde senhora, até pouco tempo atrás, não tinha onde morar. Vítima de um derrame, que a debilitou e a deixou sem condições de pagar um aluguel, Dona Dely estava morando em um apartamento provisório – providenciado pela Sads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) – com os três bisnetos, que cria desde que sua neta faleceu. Agora, na nova casa, ela diz que abre a janela da sala, todos os dias, e agradece a Deus, por ter abençoado sua vida. “Agradeço não só por mim, por estar aqui, por ter a minha casa, para terminar de criar meus bisnetos, mas também por todos que hoje tem um lar. Vejo essa criançada toda, feliz, brincando na rua, e só posso acreditar que isso é mesmo obra de Deus. Estou muito feliz”, declara, emocionada.
Ainda na semana passada, quando houve a visita da Secretaria de Negócios Jurídicos ao Residencial, foram colocados três contêineres da empresa Eppo, contratada pela Prefeitura para a limpeza da cidade, para que a população possa colocar lixo.
O Residencial dos Ipês é composto, agora, pela avenida Pau-Brasil e pelas ruas Jacarandá, Embaúba, Jatobá, Cerejeira e Castanheira. A Prefeitura de Lorena já notificou os Correios, para que dê os CEP’s às ruas.
“Também já solicitamos três telefones públicos para serem colocados no Residencial. Ficamos satisfeitos porque a população está satisfeita com essas medidas”, finaliza Gustavo Capucho.
Fonte: Prefeitura Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Lorena: PSF do bairro Olaria realiza palestra sobre combate a dengue
- Alunos de Escola Municipal de Lorena criam Guia Virtual do Corpo Humano
- Lorena deve gastar R$ 1,7 milhão para combater avanço da criminalidade
- Corpo de homem de 37 anos é encontrado em Lorena
- Lorena: Projeto Ballet encerra 2011 com espetáculo no Colégio São Joaquim