Mais da metade do grupo prioritário foi vacinada contra a gripe em Lorena
terça-feira, 30 de abril de 2013Em média, por dia, quase 750 pessoas se vacinaram contra a gripe em Lorena desde o início da campanha de imunização. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre 15 e 25 de abril foram aplicadas 7.473 doses, que representam 51,39% da meta, de 14.541 pessoas.
Na última quarta-feira, foi anunciada, para todo o país, a prorrogação da campanha até o dia 10 de maio. O prazo inicial era 26 de abril.
Do total de imunizados em Lorena, a maioria – 5.263 – é formada por idosos; 876 são trabalhadores da saúde; 421 gestantes; 98 puérperas (mulheres que deram à luz em um prazo máximo de 45 dias), e 815 crianças. Além dessa quantidade de vacinas, 2.800 doses foram aplicadas em portadores de doenças crônicas.
Em todo o país, até às 18h00 da última quarta-feira (24), foram imunizadas 14,9 milhões de pessoas, equivalentes a 47,6% da meta, que é de 31,3 milhões.
Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, e portadores de doenças crônicas. Neste último caso, de acordo com norma do Ministério da Saúde, é preciso ter em mãos, no momento da vacinação, a prescrição ou receita médica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Lorena, há muitos casos de pessoas com esse tipo de problema de saúde que se esquecem de levar a indicação de um profissional de saúde.
Em Lorena, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos PSF´s (Programa Saúde da Família), entre 07h00 e 17h00, de segunda a sexta-feira. As doses protegem contra as gripes A H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína), H3N2 e B.
Fonte: Prefeitura Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Programação oficial das escolinhas de futebol em Lorena começa hoje
- Continua a exposição do Atelier Leice Novaes em Lorena
- Prefeitura de Lorena repassa recursos para Entidades Filantrópicas
- Lorena: Junta Militar convoca jovens para alistamento de 2012
- Moradores de Lorena reclamam de problemas em casas populares