Prefeito de Lorena reúne-se com conselheiros da Flona Nenhum Comentário
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013O Prefeito Fábio Marcondes; o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal; o Chefe da Floresta Nacional de Lorena – Flona, Miguel von Behr e os conselheiros da Flona, Alexandra Andrade (OIKOS) e Fábio Loyolla (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), reuniram-se na sexta-feira (8), para tratar de parcerias com a prefeitura de Lorena e apresentar agenda de trabalhos.
Na reunião, foram abordados temas como: Revitalização do Bairro do Horto Florestal em parceria com a FATEA, trabalho já iniciado ano passado, da Floresta Nacional de Lorena através do incentivo em recreação e lazer na cidade de Lorena, e da transferência doviveiro de mudas da Prefeitura para a Flona para criação de mais áreas verdes na cidade e da recuperação de locais degradados. A Flona e a Prefeitura se comprometeram a trabalhar no projeto referente à coleta seletiva no Bairro do Horto Florestal.
Outro trabalho a ser realizado, é a organização, em conjunto com a Secretaria de Educação, de um programa de educação ambiental na Flona envolvendo as escolas e professores. A Flona, em conjunto com a Prefeitura também buscarão parcerias na iniciativa privada para recuperação das casas sem uso da Flona, transformando-as nas Casas dos Biomas Brasileiros (Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Zona Costeira e Marinha e Pampa), levando informação e entretenimento aos visitantes, em especial alunos da rede de ensino de Lorena e Vale do Paraíba.
Ficou firmado o compromisso da Flona, de elaborar, em conjunto com a Prefeitura e conselho consultivo, um Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável para a Zona de Amortecimento da Flona.
No final da reunião, ficou acertado com o Prefeito que, após os devidos encaminhamentos e acertos finais em termos de atuação conjunta, será formulado um Termo de Reciprocidade (nome jurídico do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – para os Termos de Cooperação), a ser analisado pelas assessorias jurídicas da prefeitura e ICMBio – . Somente após a assinatura do Termo de Reciprocidade, estabelecendo direitos e deveres de ambas as partes é que serão implantadas as ações anteriormente mencionadas, em especial a questão do viveiro, uso do espaço da escola, revitalização do bairro do Horto Florestal, casas dos biomas brasileiros e atividades de lazer e esporte na Flona.
“Sou totalmente favorável aos projetos apresentados, há muita vontade, seriedade e competência para realizarmos, temos tudo para nos tornar uma referência na questão ambiental da região, temos que unir nossas forças em prol dessa causa tão importante que está diretamente ligada ao bem estar da população lorensense, o que é uma prioridade” assegurou o Prefeito Fábio Marcondes.
O chefe da Floresta Nacional de Lorena, Miguel Von Behr, mostrou-se muito otimista: “O desejo de todo conselho consultivo da Flona é que o espaço seja utilizado na promoção de conhecimento e educação ambiental, proporcionando melhoria de vida para população. Se trabalharmos de forma integrada, conseguiremos fazer projetos e conseguir recursos para viabilizar a execução dos mesmos” exclamou Von Behr. Ele destacou ainda, que há uma mobilização da sociedade lorenense, fator imprescindível para o êxito nos projetos apresentados.
Fonte: Prefeitura Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Limpeza e manutenção de bairros continua em Lorena
- Fundo Social de Lorena promoveu reunião visando atendimento à população de rua
- Prefeitura de Lorena abre seleção para vagas de estágio
- Homem é preso por tráfico de drogas em Lorena
- Prefeitura de Lorena dá início ao Natal Iluminado do CSU, com atrações para todas as idades, até o dia 18