Primeiros ônibus 100 por cento elétricos do Brasil serão construídos em Lorena
sexta-feira, 17 de agosto de 2012Lorena continua a atrair diversos investimentos. Além da Comil, que está chegando na cidade, outras empresas também virão para cá. Além da nova empresa, a Comil, outros pontos estão sendo atrativos, como a localização, às margens da Rodovia Presidente Dutra, no eixo RJ-SP; as novas leis de incentivo fiscal; as universidades; e o apoio da Prefeitura de Lorena.
Uma das empresas que já está em processo de implantação é a Metalcrafters. Norte-americana, a empresa, com sede em Los Angeles, atua no ramo automotivo, na construção de carros-conceito; e não só carros, mas também aviões, ônibus, trens de alta tecnologia, entre outros.
A empresa está chegando ao Brasil em parceria com a Investe São Paulo e construirá em Lorena sua única planta da América Latina. A empresa se denominará Metalcrafters do Brasil.
Segundo o diretor geral no País, Eduardo Vieytes Junior, a empresa é mais conhecida entre as montadoras, pois cria e faz os carros para serem apresentados em feiras. Todos os equipamentos usados para a construção dos veículos são produzidos na própria indústria.
A intenção da Metalcrafters é produzir os primeiros ônibus 100% elétricos do Brasil; serão fornecedores diretos da empresa Comil.
A previsão é que, em setembro de 2013, a empresa já comece a produzir. Serão gerados cerca de 100 empregos diretos. O diretor de novos negócios, Eduardo Vieytes, garantiu que a intenção da empresa é formar a mão-de-obra especializada em conjunto com as universidades e o Sesi, conciliando com a parte pedagógica.
O fundador da indústria, que existe desde 1976, virá até Lorena para fazer uma palestra com os estudantes explicando o funcionamento da Metalcrafters.
Os representantes da montadora estão ajustando os últimos detalhes com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lorena, Willians Batista, e garantiram que as obras não devem demorar a começar.
Fonte: Prefeitura Lorena