Secretaria de Saúde vacina 65% do grupo prioritário para imunização contra a gripe em Lorena
segunda-feira, 6 de maio de 2013Em sete dias, mais 2.038 pessoas se vacinaram como forma de prevenção contra a gripe em Lorena, na continuidade da campanha de imunização, prorrogada para até o dia 10 de maio em todo o país. Com isso, a Secretaria de Saúde contabiliza, até a última quinta-feira (02), 9.511 doses aplicadas, montante equivalente a 65,41% do total estimado, de 80%.
A diferença para o levantamento anterior é de 14%, já que, na última semana, o total imunizado representava 51,39% do número de pessoas que deverão ser protegidas contra a gripe no município.
A quantidade de doentes crônicos vacinados também subiu nos últimos sete dias, passando de 2.800 para 3.602.
Prioridades. Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, e portadores de doenças crônicas. Neste último caso, de acordo com norma do Ministério da Saúde, é preciso ter em mãos, no momento da vacinação, a prescrição ou receita médica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há muitos casos de pessoas com esse tipo de problema de saúde que se esquecem de levar a indicação de um profissional de saúde.
Em Lorena, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde na cidade Lorena e nos PSF´s (Programa Saúde da Família), entre 07h00 e 17h00, de segunda a sexta-feira. As doses protegem contra as gripes A H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína), H3N2 e B.
Fonte: Prefeitura Lorena