Trabalhos preventivos evitam enchentes em Lorena
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012A Prefeitura em guia de Lorena, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando ações preventivas desde o mês de outubro para evitar que os rios municipais transbordem ocasionando assim enchentes. A empresa 4R, que ganhou a licitação, fez o desassoreamento do Rio Mandi e do Rio Quatinga.
O Rio Mandi corta vários bairros do município, começando no Novo Horizonte e terminando na Vila Brito com isso ele transbordava causando enchentes em vários pontos da cidade. O desassoreamento de toda a extensão do rio não era feito há cinco anos.
Como resultado dessas ações não está acontecendo enchentes na cidade, mesmo com a grande quantidade de água que está caindo em Lorena.
Conforme reunião realizada em São Paulo no dia 12/01, a meta é realizar o desassoreamento da represa do Taboão, que o Prefeito Marcelo Bustamante, juntamente com o Secretário do Meio Ambiente Mauro Sérgio, estão buscando a liberação do Estado. O Secretário do Meio Ambiente Mauro Sérgio informou que, a barragem de contenção do Rio Taboão é do DAEE, por sua vez, de responsabilidade do estado, e que a prefeitura já solicitou o desassoreamento desta barragem, evitando assim enchentes no município.
O prefeito de Lorena, Marcelo Bustamante disse que a prefeitura já protocolizou toda a documentação necessária na sede do DAEE, enviando o decreto de situação de risco no município, ofício da Secretaria do Meio Ambiente, solicitando o andamento dos trabalhos e um requerimento da Defesa Civil do município, contendo um relatório das áreas de risco.
Fonte: Prefeitura de Lorena
Mais notícias sobre Lorena:
- Homem morre em acidente na rodovia SP-62, que liga Lorena a Guaratinguetá
- Homem faz família refém na noite de Natal em Lorena
- A Equipe do Encontra Lorena deseja a todos um Feliz 2013
- Lorena: Refis concede descontos de até 100% para dívidas com municipalidade
- Carnaval em Lorena encerra com noite das Marchinhas